love your skin

love your skin

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estrias: prevenir ou remediar?

O post de hoje é dedicado à minha amiguinha Paula. Ela é a primeira da minha turma de amigas de infância e do coração a ficar grávida. E a notícia tão esperada veio acompanhada de muita emoção. A Paulinha tem 29 anos e logo que confirmou que estava grávida, gravidíssima, me ligou pra saber o que poderia fazer pra PREVENIR o aparecimento das TEMIDAS ESTRIAS durante a gestação. Foi aí que tive a grande idéia de fazer este post pra ela e todas as outras MAMÃES de primeira viagem. Era pra esta postagem ter ficado pronta no dia 15 de agosto, considerado o DIA DA GESTANTE, mas infelizmente não consegui terminá-la a tempo, então a homenagem sai HOJE, com 3 dias de atraso.



Mas o que são as ESTRIAS e porque elas aparecem?
Estrias são CICATRIZES ATRÓFICAS que se formam quando há destruição das fibras elásticas e colágenas da pele. Ocorrem não apenas na gravidez, mas em SITUAÇŌES EM QUE HÁ AUMENTO DO VOLUME COPÓREO RAPIDAMENTE (distensão dos tecidos de forma abrupta), como aumento de peso, estirão do crescimento na adolescência, colocação de próteses de silicone nas mamas ou região glútea, hipertrofia muscular excessiva com ou sem o uso de anabolizantes. Uso prolongado de corticóide também pode levar ao surgimento das estrias. Há ainda influência de fatores genéticos. Formam-se então linhas atróficas na pele, que quando RECENTES são vermelhas, róseas ou purpúreas e quando TARDIAS se tornam esbranquiçadas.



E há alguma forma de PREVENIR o aparecimento das ESTRIAS?
SIM!!! As orientaçōes aqui valem não só para as gestantes, mas para todas as outras situaçōes citadas acima.
1) O primeiro passo é manter uma alimentação saudável, evitando o ganho excessivo de peso. Na gravidez o recomendado é um aumento de peso de em média 9 a 13 kg. Tente ficar dentro deste limite. Como expliquei acima, quanto o maior o ganho de peso, maior o estiramento da pele, e quando isso ocorre de forma rápida, não há tempo para adaptação da pele ao novo volume, e a chance das estrias aparecerem é grande.
2) O segundo passo é manter a pele hidratada. De dentro para fora e de fora para dentro. Por isso, beba bastante água (o recomendado é 2 litros ao dia). E adquira um hidratante de qualidade, fazendo dele o seu aliado. Use diariamente após o banho (principalmente no abdome, nas mamas, nas coxas, nos flancos, nos glúteos, que são as áreas de maior risco) e sempre que sentir a pele ressecada. Fiz um post sobre hidratantes em maio deste ano (link: http://amigadapele.blogspot.com.br/2014_05_28_archive.html). Mas hoje destaco alguns produtos mais específicos para gestantes. Vamos conferir?


1) Hidramamy - Mantecorp



2) Materskin - Biolab


3) Luciara - Bayer
3) Mustela - Expancience
4) Preventin - Dermage


5) Gerare - Organon


6) Massage lotion for strech marks - Palmer's

O legal destes produtos é que eles são formulados com substâncias que não oferecem riscos à saúde das gestantes e sobretudo dos seus bebês. Na dúvida sobre qual hidratante escolher, consulte o seu dermatologista.

3) Fazer exercícios físicos de forma orientada - ajuda a manter o peso e consequentemente previne o aparecimento de estrias. Importante aqui é evitar e hipertrofia muscular excessiva, que pode levar ao surgimento das estrias.

4) Por fim, se você não quer correr riscos, o mais importante é evitar todos os fatores desencadeantes citados acima: anabolizantes, costicosteróides e tudo o que provoca mudanças súbitas do volume corporal (aumento ou redução súbitos de peso, próteses de silicone, gestação, entre outros).

Mas, infelizmente, as vezes não é possível evitar todos os fatores predisponentes. E aí, quando as ESTRIAS já estão INSTALADAS, é possível removê-las? Existe algum TRATAMENTO EFICAZ?



Existem diversos tratamentos disponíveis, cuja eficácia vai depender do TEMPO DE EVOLUÇÃO da estria, do LOCAL em que se encontra e da sua ESPESSURA. A GENÉTICA da paciente, a INDADE e a RAÇA também influenciam. IMPORTANTE lembrar que não podemos prometer a cura, mas uma melhora significativa da aparência da pele.

- ÁCIDO RETINÓICO - pode ser aplicado em casa para um estímulo à produção do colágeno. Importante manter a pele hidratada durante seu uso.
- MICRODERMABRASÃO - promove a reorganização do colágeno e facilita e penetração de outras substâncias, como o ácido retinóico. É realizado por dermatologista, no consultório, sem necessidade de anestesia.
- INFRAVERMELHO -  a penetração da luz infravermelha produz aumento de temperatura na pele provocando estímulo a produção de novo colágeno.
- LASER ABLATIVO FRACIONADO E LASER NÃO ABLATIVO - são os tratamentos atualmente disponíveis com resultados mais rápidos e satisfatórios. Realizadas aplicaçōes de determinados comprimentos de luz pelo dermatologista no consultório. Um fator limitante é a dor. Pode ser realizada anestesia tópica (com creme) previamente.
- SUBCISÃO - procedimento cirúrgico no qual as traves de fibrose da derme são rompidas com o auxílio de uma agulha. Pode ser associado à sutura da estria ou preenchimento com ácido hialurônico.
- MICROAGULHAMENTO (DERMAROLLER OU DERMAPEN) - realizado com o auxílio de instrumentos (dermaroller ou dermapen) compostos por microagulhas que fazem múltiplas micropunturas na pele. Este estímulo leva a produção de novo colágeno e de elastina, restaurando a pele danificada. Ótima indicação para pessoas com pele morena ou negra.



Resumindo, o melhor é PREVENIR a formação das estrias. Mas uma vez INSTALADAS, existem sim terapêuticas disponíveis. Um dos melhores tratamentos atualmente oferecidos é a aplicação de laser, que pode trazer um resultado rápido e bastante satisfatório. Mas só o seu dermatologista será capaz de decidir sobre o tratamento mais adequado.

Bju bju bju! Fui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí vai, amiga?!