O inverno ainda nem começou oficialmente, mas em algumas regiões do Brasil já está fazendo aquele friozinho. E como é que a nossa pele reage? Muda alguma coisa? Há algum cuidado diferente que deva ser tomado? É claro que sim! No inverno a produção de suor diminui e consequentemente a hidratação da pele, que por sua vez fica mais ressecada. Este ressecamento é agravado pelos banhos excessivamente quentes e demorados, que retiram o manto lipídico que protege a pele. Além disso, muitas pessoas deixam de usar o protetor solar, com a falsa crença de que " por estar frio, a pele não seria prejudicada pelo sol". Isso não é verdade. Os danos à pele são provocados pela radiação ultravioleta e não pela temperatura.
Dito isso, seguem algumas dicas para manter a pele bonita e bem cuidada na estação mais fria do ano:
1) Os BANHOS devem ser mornos e rápidos. Água escaldante e banho de meia hora, nunca mais!
2) Não usar BUCHA! Muitos pensam que banho sem bucha não tira a sujeira do corpo. Mas a bucha tira a sujeira e também leva consigo a proteção da pele, deixando-a mais susceptível às agressões externas.
3) HIDRATAR, essa é a ordem. Usar diariamente um hidratante de boa qualidade no corpo, nos lábios, nas mãos e nos pés, para evitar o ressecamento. O hidratante corporal deve ser aplicado após o banho, com a pele ainda úmida.
4) Usar um FOTOPROTETOR de boa qualidade, mantendo as orientações que servem para o ano todo: reaplicar a cada duas horas quando há exposição solar e a cada uma hora se houver transpiração excessiva (como na prática de atividades físicas).
5) Cuidado com os RETINÓIDES! Essa é a época em que, justamente por a pele estar mais ressecada, desenvolvem-se mais efeitos colaterais a este produto. Muitas vezes é preciso alterar o esquema de uso, diminuindo-se a potência ou a freqüência. Consulte um dermatologista.
6) Lembrar de tomar ÁGUA. No inverno sentimos menos sede e muitas vezes reduzimos o seu consumo.
7) Se você tem DERMATITE SEBORREICA ou DERMATITE ATÓPICA lembre-se que elas podem agravar nesta estação. Neste caso, o ideal é procurar o seu dermatologista.
8) Por fim, se você pretende fazer algum PROCEDIMENTO DERMATOLÓGICO como peeling, laser, dermaroller, entre outro, esta é uma ótima época.