Ante de iniciar este post gostaria de pedir desculpas pois estou tendo problemas com os títulos dos meus post, que simplesmente não aparecem afffff! Estou tentando resolver esta questão, mas enquanto isso não é possível, se você passar o cursor do mouse ou tocar com o dedo no local onde o título deveria estar, aí sim, como que por milagre ele surge!
Como acabar com as desagradáveis olheiras??? Você deve estar morrendo de curiosidade né?
Bem, nós dermatologistas adoraríamos de ter uma "receita de bolo", um método infalível para acabar com estas detestáveis manchas arroxeadas que insistem em fixarem-se abaixo dos nosso olhos. Mas a verdade é que ainda não existe uma solução definitiva. Há diversos tratamentos que podem ser empregados na tentativa de melhorar seu aspecto ou até fazê-las desaparecer temporariamente. Antes de discorrer sobre eles, no entanto, gostaria de explicar um pouquinho melhor sobre a fisiopatogenia (isto é, o porquê) da nossa vilã do dia, a OLHEIRA.
Também conhecidas como CÍRCULOS ESCUROS AO REDOR, OU ABAIXO DOS OLHOS, as olheiras podem ser um problema cosmético significativo. Afetam indivíduos de todas as raças, idades e de ambos os sexos. Agravam com o processo de envelhecimento cutâneo e com a redistribuição da gordura subcutânea. Podem piorar a qualidade de vida, à medida que conferem aspecto de tristeza, cansaço ou noite mal dormida.
Alguns dos mecanismos que explicam o aparecimento das olheiras são: pigmentação excessiva da região palpebral inferior, pele da pálpebra inferior muito fina, flacidez da pele.
Vejamos possíveis causas para cada um destes mecanismos:
Pigmentação excessiva da região palpebral inferior: ocorre por deposição de melanina na derme, que pode ser idiopática (ou seja, inexplicada) ou secundária a diversos fatores como exposição solar excessiva, uso de estrógenos e progestágenos exógenos (anticoncepcional, terapia de reposição hormonal), gestação, amamentação. Outra causa para o depósito de melanina é a hiperpigmentação pós inflamatória, seja por dermatite atópica, dermatite de contato ou trauma por fricção excessiva da pele.
Pele da pálpebra inferior muito fina: a pele pouco espessa, combinada à escassa gordura subcutânea, características desta região, permitem a visualização da vasculatura acima do músculo orbicular.
Flacidez da pele: com o avançar da idade e fotoenvelhecimento a pele da pálpebra inferior fica flácida. Com a ação da gravidade se move para baixo, esticando-se e afinando-se, permitindo a visualização por hipertransparência dos vasos subjacentes. Pode haver ainda a formação de bolsas palpebrais inferiores devido a flacidez do septo orbital e protuberância da gordura retro septal.
Outros fatores contribuintes: cansaço, falta de sono, estresse físico e mental, doenças sistêmicas e medicamentos (arsênico, fenotiazina, fenitoína, antimaláricos, hidrocarbonetos aromáticos e recentemente, bimatoprosta colírio, mais conhecido como Latisse) também podem favorecer o surgimento ou agravamento das olheiras.
Mas e aí Doutora? Como é que trata? Não quero ficar parecendo um panda ou esta Barbie estranha!
Como eu disse, existem diversas opções de terapêutica, nem sempre 100% satisfatórias. Tudo vai depender do tipo de olheira a ser tratada. Algumas são mais profundas (encovadas), outras apresentam apenas pigmentação marrom, avermelhada ou arroxeada. Outras ainda são associadas à bolsas. Sempre será importante passar por uma avaliação prévia com um dermatologista. Mas a seguir apresento alguns dos tratamentos disponíveis.
TRATAMENTO TÓPICO:
Ideal para as olheiras escuras, amarronzadas ou arroxeadas, mas sem bolsas, flacidez de pele ou diminuição da gordura subcutânea (aspecto encovado). Vejamos algumas opções:
Mas e aí Doutora? Como é que trata? Não quero ficar parecendo um panda ou esta Barbie estranha!
Como eu disse, existem diversas opções de terapêutica, nem sempre 100% satisfatórias. Tudo vai depender do tipo de olheira a ser tratada. Algumas são mais profundas (encovadas), outras apresentam apenas pigmentação marrom, avermelhada ou arroxeada. Outras ainda são associadas à bolsas. Sempre será importante passar por uma avaliação prévia com um dermatologista. Mas a seguir apresento alguns dos tratamentos disponíveis.
TRATAMENTO TÓPICO:
Ideal para as olheiras escuras, amarronzadas ou arroxeadas, mas sem bolsas, flacidez de pele ou diminuição da gordura subcutânea (aspecto encovado). Vejamos algumas opções:
1) Hylexin: atua através da redução dos subprodutos de degradação da hemoglobina. Deve ser usado 1 ou 2 vezes ao dia na região periorbital, com movimentos circulares. Pode ser comprado em lojas como a Sephora ou pela internet, no site do fabricante: http://www.bremennclinical.com/hylexin-dark-circle-eraser.html
Há diversas resenhas e "antes e depois na internet". Se você ficou curiosa, pode ver algumas nos links abaixo:
- http://hylexinreview.com/does-hylexin-work
- http://www.blogdathassia.com.br/br/2012/07/24/dica-de-beaute-hylexin/
- http://www.sunshinekelly.com/2012/06/review-bremann-hylexin-serious-dark-eye.html
- http://cosmeticosetendencias.blogspot.com.br/2010/08/apos-45-dias-de-tratamento-anti.html
- http://www.makeupalooza.com/2010/01/hylexin-2.html
2) Neostratas Bionic Eye Cream: composto por Vitamina K que atua sobre os capilares sanguíneos, ácido lactobiônico, com efeito antioxidante, chá verde e extrato de pepino para suavizar e refrescar a pele, pró-vitamina A e vitamina E, com ação anti-idade. Deve ser usado 1 a 2 vezes ao dia na região periorbital. Encontrado em diversas farmácias no Brasil e na internet. Revisões nos links abaixo:
- http://acheiedigitei.wordpress.com/2013/10/30/sindrome-de-panda/
- http://www.dazzlensparkle.com/2010/09/neostrata-bionic-eye-cream-review.html
- http://www.makeupalley.com/product/showreview.asp/ItemId=24882/Neostrata-Eye-Cream/Neostrata/Treatments-(Eye)
3) Clarité sérum suavizante para bolsas e olheiras (Dermage) - composto por cafeína que diminui a permeabilidade vascular, dermochlorella que reduz os pigmentos originados do sangue, nodema e eyeliss, que reduzem as bolsas decorrentes do acúmulo de líquido, kombushka com ação anti-idade, green tea com ação anti-oxidante e extrato de camomila com ação anti-inflamatória. Deve ser usado 1 a 2 vezes ao dia na região periorbital. Encontrado nas lojas físicas da Dermage e online em diversos sites, inclusive no da própria Dermage:
http://www.dermage.com.br/novidades/rosto/clarite-olhos.html
Revisões nos links abaixo:
- http://www.f-utilidades.com/2011/08/23/espaco-beaute-clarite-para-salvar-as-olheiras-da-roxidao/
- http://chatadegalocha.com/tag/serum-suavizante-clarite/
- http://milenaeoblog.wordpress.com/2012/02/28/para-melhorar-olheiras-clarite-olhos-da-dermage/
- http://www.allezbeaute.com/dermage-clarite-olhos-serum-suavizante/
Além destes existem inúmeros outro cremes e séruns contendo substâncias como hidroquinona, ácido retinóico, vitaminas C, E, haloxyl, ácido tioglicólico, arbutin, ácido fítico, ácido kójico, ácido azeláico, entre outras, que podem ser usados na área dos olhos com a finalidade de atenuar a hiperpigmentação palpebral. A indicação dependerá de uma avaliação dermatológica. O tratamento tópico deve ser feito de forma contínua (tem que usar todos os dias!) e por tempo prolongado (meses) para podermos observar resultados. Não funciona para todo tipo de olheira e algumas pacientes podem se sentir frustradas com apenas esta modalidade terapêutica.
PROCEDIMENTOS
PEELINGS QUÍMICOS - aplicação de um ou mais agentes químicos que levam a uma destruição controlada da pele, resultando na remoção de lesões localizadas na epiderme ou derme superior. Para o tratamento das olheiras podem ser usados peelings de ÁCIDO TRICLOROACÉTICO, TIOGLICÓLICO, FENOL, entre outros.
LUZ INTENSA PULSADA E LASERS - eficazes para olheiras vasculares ou hiperpigmentadas. A energia do laser é atraída pelo pigmento (melanina) ou pela hemoglobina no interior dos vasos e acaba por destruí-los. Podem ser usados os seguintes lasers, isolados ou combinados: CO2, Nd-YAG 1064, Rubi Q-switched, Alexandrita Q-switched, Erbium, etc. A aplicação de Luz Intensa Pulsada e Laser deve ser feita por um dermatologista, que será o responsável pela escolha da melhor opção para cada paciente.
TRANSPLANTE DE GORDURA AUTÓLOGA - indicado para olheiras secundárias à uma pele fina, hipertransparente, nas pálpebras inferiores associada e hipervasculatura da região. A gordura é coletada de alguma parte do corpo onde haja excesso da mesma, preparada e implantada no próprio paciente, na região infraorbital, restaurando o contorno natural.
PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO - indicado quando há alterações no contorno palpebral inferior, com acentuação do sulco pálpebro-malar. Existem várias técnicas podendo ser usadas agulhas ou cânulas. Em geral uma sessão é suficiente para se obter o resultado desejado. A durabilidade varia entre 1 a 2 anos.
Vejam alguns "antes e depois" nos links abaixo:
- http://www.blogdabel.com/2013/05/olheiras-ultimo-passo-o-fim.html
- http://cerusso3.blogspot.com.br/2012/08/olheiras-dra-marcela-martins-nos-deu.html
- http://www.cincodesejos.com.br/2013/11/preenchimento-de-olheiras.html
Por fim, se você não teve sucesso com o tratamento tópico e não deseja fazer procedimentos, uma boa opção é usar CORRETIVO (maquiagem) para esconder ou disfarçar as olheiras. Existem produtos maravilhosos no mercado. Mas isso será assunto para um post futuro.
Bju bju bju. Bye Bye sinal do panda!