Meu objetivo hoje é falar pra vocês sobre um novo cosmecêutico que promete prevenir o aparecimento de cabelos brancos, mas antes disso vou tentar esclarecer uma dúvida. Porque os nosso cabelos ficam brancos com o passar do tempo?
Os cabelos brancos, que surgem com o envelhecimento, são chamados de CANÍCIE. Mas porque isso ocorre? Com o passar do tempo, o reservatório de células-tronco melanocíticas do folículo piloso é perdido. Melanócitos são as células produtoras de melanina, responsável pela pigmentação da pele e dos pêlos. Logo, os cabelos brancos aparecem por uma falha na manutenção dos melanócitos. Com cada vez menos condições de manter a pigmentação dos fios, eles começam a adquirir tonalidades que variam do cinza ao branco ou prata.
Geralmente os cabelos brancos começam a aparecer na terceira ou quarta décadas de vida nas têmporas, espalhando-se para as demais áreas do couro cabeludo. Por volta dos 50 anos, 50% da população tem pelo menos 50% dos cabelos brancos.
VERDADE OU MITO? Já ouvi muitas pessoas aconselhando que os fios brancos não devem ser arrancados, pois a cada fio branco retirado, 3 novos fios brancos nasceriam. Obviamente isso é MENTIRA! Se fosse verdade, teríamos descoberto a cura para a alopécia androgenética (CALVÍCIE).
Mas e aí, existe tratamento? É possível reverter o quadro? A resposta é NÃO. Uma vez instalado o quadro de CANÍCIE, a única solução é o tingimento dos fios.
Entretanto, recentemente, foi lançado um medicamento chamado PQQ (Pirroloquinolina quinona) - cápsulas que seriam capazes de prevenir o aparecimento os cabelos brancos. Trata-se de uma vitamina do complexo B 100 vezes mais potente que a vitamina C, capaz de neutralizar os radicais livres superóxidos e hidroxilas (os radicais livres do tipo hidroxila são apontados como um dos fatores responsáveis pela destruição das células produtoras de melanina da raiz dos fios, levando ao embranquecimento dos cabelos). Além de prevenir o embranquecimento dos fios, a PQQ teria outros benefícios decorrentes da sua potente atividade anti-oxidante:
- Combate ao envelhecimento celular
- Fomação de novas mitocôndrias
- Neuro e cardioproteção
- Melhora das funções cognitivas, especialmente a concentração e o desempenho
Gente, tudo bem, acho que homem grisalho é até charmoso (Reynaldo Gianecchini, George Clooney, Ben Affleck e Márcio Garica que o diagam!). Entre ELES, pintar os cabelos é considerado meio brega.
Mas e nós mulheres? Pra NÓS as madeixas brancas/prateadas acabam envelhecendo MUITO! A solução acaba sendo tingir os cabelos, o que nem sempre gera um resultado natural ou esperado. Além disso, quando acima de 50% dos fios ficam brancos, é preciso pintar os cabelos com uma certa frequência (em alguns casos a cada 2 semanas) para evitar raizes brancas à mostra. Nestes casos, os fios podem sofrer as consequências da agressão química, ficando muito ressecados.
Algumas mulheres, mais ousadas, tentam manter as madeixas naturais e fazer um corte mais moderno. Pode ser meio preconceituoso da minha parte, mas EU particularmente não gosto.
E quanto à PQQ, FUNCIONA ou NÃO FUNCIONA? Sabe, eu amo a minha área de atuação na medicina, a dermatologia, justamente pela sua dinamicidade. São tantas e tantas inovações que muitas vezes é difícil acompanhar. Acredito que a PQQ possa funcionar. Já vi alguns dermatologistas prescrevendo para seus pacientes com bons resultados, mas não encontrei nenhum estudo científico em humanos comprovando seu benefício na prevenção da canície. Ou seja, se não há investigação científica não é possível garantir resultados. Por isso todas estas novidades tem que ser vistas com cautela. Mas é claro que saber de uma possibilidade para uma um problema que até então não tinha nenhuma opção tratamento disponível é uma ótima notícia!
No Brasil é possível manipular o medicamento em cápsulas para uso diário. Se você ficou interessada no assunto, procure o seu dermatologista.
Bju bju bju. FUI!