love your skin

love your skin

terça-feira, 24 de junho de 2014

Perguntas e respostas: Botox

Popularmente conhecida como BOTOX, a toxina botulínica é uma substância de origem biológica, obtida à partir da cultura da bactéria Clostridium botulinum. Embora seja uma TOXINA derivada da BACTÉRIA que causa o Botulismo, doença grave (o que pode parecer assustador, se assim colocado), possui diversas aplicações médicas e seu uso é seguro e eficaz. BOTOX (Alergan) é apenas uma das marcas disponíveis no mercado brasileiro, mas seu nome acabou consagrando-se. Outras toxinas também comercializadas para uso médico no Brasil são: Dysport (Ipsen), Prosigne (Cristalia) e Xeomin (Merzbiolab). 
A maioria das minhas pacientes chegam ao consultório cheias de dúvidas sobre o procedimento (aplicação de toxina botulínica) e fazem confusão com preenchimento. O objetivo deste post é esclarecer as principais dúvidas a respeito do tema.



1) Quais as indicações da toxina botulínica na Dermatologia?
A toxina botulínica A, que é a utilizada na dermatologia, têm basicamente 2 indicações na nossa área de atuação. Tratar RUGAS DINÂMICAS (que se formam com a expressão ou mímica facial) e HIPERIDROSE (suor em excesso) palmar e/ou axilar. É utilizada principalmente no tratamento das RUGAS do terço superior da face, ou seja, perioculares (ao redor dos olhos - popularmente conhecidas como "pés de galinha"), da fronte (testa) e glabela (região entre as sobrancelhas).
A toxina não consegue preencher ou gerar volume, quem faz isso são os preenchedores. Portanto, não é indicada para o tratamento do "bigode chinês" (sulco nasolabial) ou aumento de volume dos lábios.

2) Como age a toxina botulínica?
Através do bloqueio químico de uma substância (a acetilcolina) que estimula a contração muscular, resultando no RELAXAMENTO do músculo tratado. Sem a contração muscular da área, as linhas de expressão são suavizadas. O relaxamento do músculo pode ser maior ou menor, dependendo da dose aplicada e do objetivo estabelecido, gerando resultados mais naturais ou artificiais. 
Na hiperhidrose, o mecanismo de ação também é o bloqueio da liberação da acetilcolina, que é responsável pela invervação das glândulas sudoríparas écrinas, presentes em toda a superfície corporal, mas principalmente nas palmas, axilas e plantas. Estas glândulas são responsáveis pela produção do suor e uma vez bloqueadas quimicamente, resolve-se temporariamente o problema da hiperidrose.

3) Como é feita a aplicação? Vai doer?
A aplicação é feita com seringa agulhada. A agulha é muito fina e curta e o desconforto é mínimo. Podemos utilizar um anestésico tópico (em creme), 30 a 60 minutos antes do procedimento, praticamente eliminando a dor. A substância é injetada em pontos específicos da musculatura facial, de forma a relaxar os músculos e atenuar as rugas. A dose e os pontos são determinados de forma individualizada, de acordo com as características de cada paciente.

4) Depois de quanto tempo vou perceber os resultados?
Os efeitos começam a ser notados em 2 a 5 dias e o pico de resposta ocorre em cerca de 15 dias. A duração é variável, em torno de 3 a 6 meses, dependendo do paciente. Quanto mais requisitada a musculatura, isto é, quanto mais a região for forçada a contrair, menor será a duração. Por isso o efeito de relaxamento muscular é perdido mais rapidamente nas pessoas que praticam atividades físicas. 

5) Porque o efeito não dura para sempre?
Nosso organismo é inteligente. Percebe que o nosso músculo não está conseguindo contrair e fabrica novas células, que viabilizarão o retorno da atividade muscular. Recentemente foi lançada nos EUA uma medicação composta por zinco e fitase (nome comercial Zytase), que prolonga a duração dos efeitos da toxina em até 30%. Isso significa que se o tempo normal de duração em uma pessoa é de 5 meses,  com o uso deste medicamento passaria a ser de 6 meses e meio. 

6) De quanto em quanto tempo posso fazer as aplicações?
No mínimo de 3 em 3 meses, para evitar que organismo produza anticorpos contra a toxina botulínica e ela para de ter o efeito esperado. Idealmente as sessões são realizadas a cada 6 meses, mas cada caso deverá ser individualizado.

7) Após a realização do procedimento, quais os cuidados?
No dia da aplicação da toxina botulínica o paciente não deve realizar atividades físicas. Não pode deitar-se nas 4 horas que se seguem ao procedimento.

8) Há contra-indicações ao tratamento?
Contra-indicações absolutas ao uso de toxina botulínica: doenças que afetam a placa mioneural como Miastenia gravis e Síndrome de Eaton Lambert, hipersensibilidade aos constituintes do medicamento, presença de infecção no local, gestação, amamentação. Existem interações medicamentosas com antibióticos aminoglicosídeos, ciclosporina, quinidina, miorrelaxantes.

9) Quais as possíveis complicações?
São raras as complicações decorrentes da aplicação de toxina botulínica: as maios comuns são as equimoses (manchas roxas, mais conhecidas como hematomas. São leves e desaparecem rápido), dor e edema discretos. Infecção da pele, por falta de antissepsia, pode ocorrer, como em qualquer outro procedimento em que haja quebra da barreira cutânea (pelo uso da injeção, neste caso). Ptose palpebral e/ou dos supercílios, diplopia (visão dupla), assimetria do sorriso são efeitos colaterais raros e ocorrem por erro de técnica ou por difusão/migração da toxina. Cefaléia (dor de cabeça) no dia da aplicação que melhora com o uso de analgésicos comuns.
Entretanto, quando a aplicação é feita por um dermatologista capacitado, as chances de complicação são mínimas.

10) Minha face vai ficar com aquele aspecto "congelado", "mumificado" que observamos em algumas atrizes da televisão?
A tendência hoje é usar a toxina botulínica em doses mais baixas, produzindo um relaxamento da musculatura do 1/3 superior da face (isto é, "pés de galinha":, testa, área entre as sobrancelhas) , conferindo leveza e suavidade à expressão, produzindo um aspecto descansado. Portanto, se for usada a técnica correta, o aspecto é muito natural e satisfatório.

11) Existe algum creme anti-rugas ou produto caseiro com efeito semelhante ao BOTOX?
Não. Os cremes tem ação superficial na pele, não conseguindo atingir os músculos, que são profundos.

12) Quais as vantagens da toxina botulínica?
Trata-se de um procedimento seguro e eficaz. Não necessita de anestesia, internação ou centro cirúrgico. Pode ser feito em ambos os sexos. Os resultados são naturais. Não há necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades diárias.

13) Quais as desvantagens?
Na minha opinião, uma das únicas é não ter um efeito mais duradouro. Considero a toxina botulínica incrível quando bem indicada e aplicada com a técnica correta, de forma a produzir um efeito natural (sabe quando você faz um procedimento e as pessoas começam a elogiar, falar que você está mais bonita, mais jovem, mas não sabem o porquê? Este é o objetivo!).

E você, ficou interessada na aplicação de toxina botulínica? Ainda ficou com alguma dúvida? Procure um dermatologista da sua confiança para esclarecimento do assunto.