love your skin

love your skin

domingo, 27 de julho de 2014

PQQ cápsula contra cabelos brancos: funciona ou não funciona?

Meu objetivo hoje é falar pra vocês sobre um novo cosmecêutico que promete prevenir o aparecimento de cabelos brancos, mas antes disso vou tentar esclarecer uma dúvida. Porque os nosso cabelos ficam brancos com o passar do tempo?


Os cabelos brancos, que surgem com o envelhecimento, são chamados de CANÍCIE. Mas porque isso ocorre? Com o passar do tempo, o reservatório de células-tronco melanocíticas do folículo piloso é perdido. Melanócitos são as células produtoras de melanina, responsável pela pigmentação da pele e dos pêlos. Logo, os cabelos brancos aparecem por uma falha na manutenção dos melanócitos. Com cada vez menos condições de manter a pigmentação dos fios, eles começam a adquirir tonalidades que variam do cinza ao branco ou prata.
Geralmente os cabelos brancos começam a aparecer na terceira ou quarta décadas de vida nas têmporas, espalhando-se para as demais áreas do couro cabeludo. Por volta dos 50 anos, 50% da população tem pelo menos 50% dos cabelos brancos.
VERDADE OU MITO? Já ouvi muitas pessoas aconselhando que os fios brancos não devem ser arrancados, pois a cada fio branco retirado, 3 novos fios brancos nasceriam. Obviamente isso é MENTIRA! Se fosse verdade, teríamos descoberto a cura para a alopécia androgenética (CALVÍCIE). 
Mas e aí, existe tratamento? É possível reverter o quadro? A resposta é NÃO. Uma vez instalado o quadro de CANÍCIE, a única solução é o tingimento dos fios.
Entretanto, recentemente, foi lançado um medicamento chamado PQQ (Pirroloquinolina quinona) - cápsulas que seriam capazes de prevenir o aparecimento os cabelos brancos. Trata-se de uma vitamina do complexo B 100 vezes mais potente que a vitamina C, capaz de neutralizar os radicais livres superóxidos e hidroxilas (os radicais livres do tipo hidroxila são apontados como um dos fatores responsáveis pela destruição das células produtoras de melanina da raiz dos fios, levando ao embranquecimento dos cabelos). Além de prevenir o embranquecimento dos fios, a PQQ teria outros benefícios decorrentes da sua potente atividade anti-oxidante
- Combate ao envelhecimento celular
- Fomação de novas mitocôndrias
- Neuro e cardioproteção
- Melhora das funções cognitivas, especialmente a concentração e o desempenho

Gente, tudo bem, acho que homem grisalho é até charmoso (Reynaldo Gianecchini, George Clooney, Ben Affleck e Márcio Garica que o diagam!). Entre ELES, pintar os cabelos é considerado meio brega.






Mas e nós mulheres? Pra NÓS as madeixas brancas/prateadas acabam envelhecendo MUITO! A solução acaba sendo tingir os cabelos, o que nem sempre gera um resultado natural ou esperado. Além disso, quando acima de 50% dos fios ficam brancos, é preciso pintar os cabelos com uma certa frequência (em alguns casos a cada 2 semanas) para evitar raizes brancas à mostra. Nestes casos, os fios podem sofrer as consequências da agressão química, ficando muito ressecados.
Algumas mulheres, mais ousadas, tentam manter as madeixas naturais e fazer um corte mais moderno. Pode ser meio preconceituoso da minha parte, mas EU particularmente não gosto.






E quanto à PQQ, FUNCIONA ou NÃO FUNCIONA? Sabe, eu amo a minha área de atuação na medicina, a dermatologia, justamente pela sua dinamicidade. São tantas e tantas inovações que muitas vezes é difícil acompanhar. Acredito que a PQQ possa funcionar. Já vi alguns dermatologistas prescrevendo para seus pacientes com bons resultados, mas não encontrei nenhum estudo científico em humanos comprovando seu benefício na prevenção da canície. Ou seja, se não há investigação científica não é possível garantir resultados. Por isso todas estas novidades tem que ser vistas com cautela. Mas é claro que saber de uma possibilidade para uma um problema que até então não tinha nenhuma opção tratamento disponível é uma ótima notícia!

No Brasil é possível manipular o medicamento em cápsulas para uso diário. Se você ficou interessada no assunto, procure o seu dermatologista. 

Bju bju bju. FUI!













17 comentários:

  1. Oie, queria sabe se além de prevenir novo cabelos brancos e voltar a ter cor natural?

    ResponderExcluir
  2. Oie, queria sabe se além de prevenir novo cabelos brancos e voltar a ter cor natural?

    ResponderExcluir
  3. PQQ keep you healthy and young, it is CoQ10 good partner. We are PQQ manufacturer in China with stable production and trusted quality.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos e amigas, eu estava já com 40% do meu cabelo todo branco ou grisalho e teho apenas 37 anos e também estava com uma queda de cabelo muito grande e comecei a tomar o suplemento Fo-Ti He Shou Wu, logo no primeiro mês de uso do Fo-ti He Shou Wu minha queda praticamente desapareceu e na raiz dos cabelos brancos começou a pegar cor, no terceiro mês de uso eu já não tinha mais queda nenhuma e nem cabelos brancos, esse Fo-Ti He Shou Wu aumentou minha alto estima, pena que no Brasil é difícil de encontrar, eu comprei pela internet e em 5 dias entregaram aqui no meu endereço, vou informar aqui o site onde comprei se interessar para alguém, foi nesse site abaixo que comprei:

    quedadecabeloecalvice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que há algum trouxa pra cair nessa convesa?
      Como tem facilidade para enganar assim!

      Excluir
  5. Comprei nesse site e perdi o dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mandaram o produto e também não atendem as mensagens que mando.

      Excluir
    2. Ola, este produto é vendido na loja vida organica, comprei e mandaram certinho.

      Excluir
  6. Estou usando PQQ há 8 meses e não tive diferença NENHUMA nos meus cabelos brancos. Passei inclusive para 20mg por dia pra ver se funcionaria com o dobro da dosagem e NADA. É desanimador que a gente acredite em toda promessa que nos fazem. Se alguém teve efeito com esse medicamento essa pessoa não fui eu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o PQQ previne o aparecimento de novos fios brancos, mas não restaura a cor natural daqueles que já ficaram brancos. O Fo Ti já li que reverte os fios brancos, mas teria que testar também, o que farei junto com o PQQ já que estou começando a ver alguns fios brancos nos cabelos e outros na barba que tem me incomodado muito, vamos ver se da certo!

      Excluir
  7. Exatamente pessoal o pqq e uma prevenção , mais não vai fazer que os que vx já tem brancos mude de cor

    ResponderExcluir
  8. Pela lógica se esse medicamento funcionasse e a pessoa tivesse apenas com alguns cabelos brancos era so arranca los e começar a tomar o medicamento e pronto, acabariam seus problemas né, so que não pq e outra balela publicada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Só conversa fiada e enganação!
      Até hoje reversão de cabelo branco só por meio de tintura.
      Pior que há muita gente desesperada que joga sua grana fora. Claro.

      Excluir
  9. Pqq previne que outros fio branco saia




    ResponderExcluir
  10. Eu já tomei o pqq por seis meses e também achei que não funcionava aí resolvi parar e os cabelos brancos começaram a surgir em lugares que antes não existia numa rapidez impressionante. Então a conclusão que eu tive foi,ele não muda os brancos que já tem mas previne que apareçam novos, mas tenho medo de tomar por muito tempo,não sei se faz mal. Voltei a tomar já faz dois meses.

    ResponderExcluir

Comenta aí vai, amiga?!