love your skin

love your skin

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Protetor solar: porquê prevenir ainda é o melhor remédio

Hoje em dia é muito difundido o uso do protetor solar. Há formulações para todos os tipos de pele e todos os gostos. Por isso, só não usa quem não quer. Ou aqueles que desconhecem os prejuízos causado pela radiação ultravioleta. Sim, este tipo de radiação é capaz de induzir mutações no DNA dos queratinócitos (células da pele) e também provocar a morte destas células. Entre os efeitos lesivos à pele causados pela exposição aos raios UV estão: ERITEMA (VERMELHIDÃO), QUEIMADURA SOLAR, PIGMENTAÇÃO, ENVELHECIMENTO, CÂNCER DE PELE e FOTOSSENSIBILIDADE. A radiação ultravioleta é dividia, conforme o comprimento de onda, em UVA (320-400 nm), UVB (290-320 nm) e UVC (100-290 nm). UVA é relativamente constante durante o dia todo e corresponde a 95% ou mais da radiação ultravioleta. UVB é mais intensa entre 10 e 14 horas e máxima ao meio dia, quando perfaz cerca de 5% da radiação ultravioleta. "Em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UVB, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. Também tem ocorrido aumento do UVC, potencialmente mais carcinogênico que o UVB. Já os raios UVA independem desta camada e causam câncer de pele em quem se expõe a eles continuamente ao longo de muitos anos" (informações retiradas do site do INCA).
Somando a informação de que o câncer de pele (não melanoma) é o câncer mais frequente no Brasil e no mundo, o protetor tornou-se item fundamental na rotina diária de cuidados com a saúde. 
Minha tarefa hoje é mostrar opções para que você escolha a que melhor se adapta à sua pele. 
*** Na dúvida consulte sempre um dermatologista.

Filtros solares: peles NORMAIS ou OLEOSAS - o ideal é usar um fotoprotetor que seja oil control, oil free, não comedogênico. Assim você evitará que a pele fique com aquela sensação de "melada" ou "grudenta" e também o aparecimento de acne. Muitos desses protetores ainda auxiliam no controle da oleosidade.

1) Minesol oil control (ROC): disponível nas versões FPS 30 e 70

2) Filtrum ultra seco FPS 30 (LIBBS)

3) ADA TINA Normalize Matte FPS 50


4) Capital soleil (VICHY): disponível nas versões FPS 30 e 50 

5) Anthelios AC gel creme toque seco (LA ROCHE POSAY): disponível nas versões FPS 30 e 60

6) Sun max Aqua FPS 30 (STIEFEL)

7) Bioré UV Aqua Rich FPS 50+ 


8) Avène toque seco: disponível nas versões FPS 30 e 50

9) Filtro solar Fluid (ADCOS) - peles oleosas ou acneicas: diponível nas versões FPS 30 e 40

10) Actine protetor solar FPS 30 (DARROW)

11) Episol sec (MANTECORP): disponível nas versões FPS 30 e 45

12) Minesol Serum FPS 30 (ROC)

Qual o meu preferido? Difícil dizer. A verdade é que os protetores solares estão com a cosmética cada vez melhor, tornando a escolha difícil. Talvez os meus favoritos sejam o Minesol oil control FPS 30 (o 70 é tão sequinho que chega a esfarelar), o ADA TINA normalize matte FPS 50 e o Bioré UV Aqua Rich 50+ (este último só encontrado na internet. Faz parte dos cosméticos asiáticos, dos quais falaremos num post Futuro).

Espero ter ajudado. Como o tópico "fotoprotetores" é muito extenso, no próximo post continuarei falando sobre este assunto. Orientarei o modo de uso e darei dicas sobre protetores solares para peles secas e formas alternativas de filtro solar (em pó, com base, etc). Não percam!



















Um comentário:

Comenta aí vai, amiga?!